Política & Poder: Helder Barbalho confirma força no Pará, mas vê risco com ascensão de ex-aliado
O principal motivo foi a escolha do candidato a vice-prefeito. Pessoas próximas do prefeito de Ananindeua relatam que Helder queria um aliado dele no cargo, enquanto Daniel preferia outro nome.
O governador Helder Barbalho (MDB) reafirmou sua força no Pará nesta eleição municipal enquanto mira um projeto político nacional. Ao mesmo tempo, viu a ascensão de um ex-aliado que pode representar uma ameaça à sua liderança.
O MDB elegeu 82 prefeitos no primeiro turno no estado e levou candidatos ao segundo turno na primeira e na terceira maiores cidades do estado: Belém e Santarém. O desempenho foi melhor do que em 2020, quando o partido conseguiu o comando de 61 municípios, embora não tenha alcançado a meta, segundo aliados, de cem prefeituras.
O maior desafio está em Ananindeua, vizinha da capital paraense e segunda maior cidade do estado, onde o prefeito Dr. Daniel (PSB) foi reeleito com 83,48% dos votos válidos.
Daniel e Helder estão rompidos. Nos bastidores, o pessebista tem afirmado que quer ser candidato ao governo do Pará em 2026, provavelmente disputando contra quem for apoiado por Helder.
Comentários
Postar um comentário